domingo, dezembro 22, 2019

Loas Cantadas No Natal

 As Loas que se seguem inserem-se na longa tradição das representações que tinham lugar por alturas do Natal, no nosso país.

Senhores deste santuário
Aqui na vossa presença,
Agora que estou cá dentro
Quero-vos pedir licença.

O Senhor reverendo abade
Está na sua cadeira
Quero-lhe pedir licença
Para seguir minha carreira.

Minha carreira é pequena
Eu tenho fraca memória
Todo o meu desejo é ver
O divino rei da glória.

Deus lhe dê alegres noites
Senhores que estão cá dentro
E segui-me se sabeis
Que razão mudou o tempo.

Pois de certo vos já digo
Que temos o tempo mudado
Em que já vi sinais
De o mundo ser acabado.

Acabará um só dia
Porque assim está prometido
Ele já foi sentenciado
Pelo dia de juízo.

O mesmo nosso pai Adão
Porque o mundo foi girado 1
Pois ele é do mesmo número
A juízo será chamado.

Não vos lembreis mulheres
Por eu de vós não ser lembrado
Saístes do lado do homem
Estais sugeitas ao pecado.

Então vereis cair los outeiros
Quebrar suas espinhas duras
Resumindo-se os rochedos
Abrirão-se as sepulturas.

Vereis abrir o céu
E o estandarte real
Baixando o sol e a terra
O Messias devinal.

Todo o mar há-de dar fundo
Sem água há-de ficar
Para formar novo corpo
Que nele forem sepultar.

Se me concedem licença
Descansarei nesta jornada
Para tomar algum alívio
Tomarei uma pitada.

Torno a continuar
Por esta estrada dura
Vou dizendo palavras
Da sagrada escritura.

Os rústicos não me entendem
O meu modo de falar
Entenderam-me os eclesiásticos
Que o sabem pronunciar.

EMBAIXADOR
Entrai donzelas, entrai
Por essas portas a dentro
Ide cantando louvores
Ao sagrado nascimento.

O sagrado nascimento
Que desculpa lhe darei
Deitei-me e adormeci-me
Ainda agora acordei.

Donzelas
Já chegámos à igreja
Já nos mandaram entrar
Já daqui se deixa ver
Aquele rei celestial.

Já se as portas à igreja
Já se as portas vão abrindo
Para falar à senhora
Licença vamos pedindo.

A estrela mais brilhante
Vede-la aí está entre velas
É a flor da castidade
Que vem chamar-las donzelas.

PRIMEIRO EMBAIXADOR
Se o eco me não responde
Certamente estou perdido
Não acho meu companheiro
Que responda o que eu digo.

SEGUNDO EMBAIXADOR
Anda cá ó companheiro
Anda cá para diante
Que eu também vou para Belém
Desejo ser viajante.

Responde o primeiro:
Eu também da mesma sorte
Desejo levar companha
Por temer as bravas feras
Que existem nesta montanha.

O segundo:
Também nas eu temerei
Que a noite está muito escura
Não esperemos pelo dia
Teremos melhor fortuna.

PRIMEIRO
A noite está muito escura
Meu inocente Jesus
Eu daqui não mudo os pés
Sem me mandar uma luz.

SEGUNDO
Mandai-nos um anjo do céu
Que nos venha alumiar
Que eu não vejo a estrada
Por onde caminhar.

O anjo com a luz:

Aqui tendes esta luz
Eu serei o vosso guia
Vamos ver a Jesus Cristo
Filho da virgem Maria.

Andai comigo meninos
A dar lo vosso recado
Vamos ver o deus menino
Numas palhinhas deitado
Jesus Cristo feito homem
E destruidor do pecado.
Fonte: Loas cantadas no Natal - Centro de Estudos António Maria Mourinho e António Bárbolo Alves, 2007

Sem comentários: