terça-feira, dezembro 24, 2019

Loa Alentejana

Menino Jesus (Convento de Sta Cruz do Buçaco)
"Loa Alentejana" é o nome dado por Jorge Croner de Vasconcelos a uma canção de Natal tradicional portuguesa originária de Évora: "Eu hei de dar ao Menino".
O texto desta cantiga eborense, comum a outras cantigas de Natal alentejanas, é datado do século XVIII.

Em 1974, a "Loa alentejana" foi harmonizada pelo compositor português Jorge Croner de Vasconcelos que a incluiu como um dos seus Oito Cantos do Natal, dando-lhe a designação por que é conhecida.
A cantiga não apresenta um tema definido, embora todas as coplas girem em torno do conceito de presentear o Menino Jesus (com "uma cadeirinha de oiro", "uma fita pró chapéu", "uns sapatinhos" e um "laço verde") em troca de um "lugarzinho no Céu" ou a cura "duma doença".



Eu hei de dar ao Menino;
Ao Menino eu hei de dar:
Uma cadeirinha de oiro
Para no Céu se sentar.

Eu hei de dar ao Menino
Uma fita prò chapéu,
Também Ele me há de dar
Um lugarzinho no Céu.

O Menino da Senhora
Chama pai a São José,
Que lhe trouxe uns sapatinhos
Da feira de Santo André.

— Ó meu Menino Jesus,
Quem te deu o laço verde?
— Foi uma moça donzela
Duma doença que teve.

Sem comentários: