A Faiança Miragaia refere-se a louças identificadas nos mercados das velharias por "Miragaia" que são um caso bem curioso da faiança portuguesa.
A origem do motivo que as identifica é a célebre loiça inglesa do Willow pattern (o padrão do Salgueiro, desenhado por Thomas Minton em 1790) e que no nosso país se designa como Cantão Popular ou o Cantão de Miragaia.
Basicamente, o motivo inglês, é a narração da história de um amor contrariado passado na China, que tal como Romeu e Julieta, termina mal. Se quiser ficar a saber mais sobre este padrão basta clicar aqui. Este padrão inglês ter-se-á inspirado nos motivos chineses de Cantão.
Contudo, os fabricantes portugueses dos "miragaias", libertaram-se das amarras do padrão original do salgueiro e interpretaram-no livremente, com pinceladas rápidas, num resultado cheio de energia e com um gosto muito popular.
Na loiça de Miragaia, as motivos que constituem o padrão do salgueiro são simplificados e esvaziados do seu significado original. No fundo há um processo de abstracção muito grande, só que em vez de ser levado a cabo por pintores modernistas em Paris, é feito por artesãos populares.
Há pouca coisa escrita sobre esta faiança. Sabe-se que houve vários fabricantes ao longo de um período de tempo muito grande (inícios do século XIX até à segunda metade do século XX), que produziram este motivo com muitas variantes entre si. Contudo, as peças nunca têm marcas. De acordo com alguns estudiosos chama-se Cantão Popular ou Cantão de Miragaia, por esta fábrica se ter destacado na sua produção. Mais tarde seriam as oficinas de Coimbra a darem-lhe continuidade pelo que chegou até nós popularizado como Cantão de Coimbra.
Contudo, numa exposição que se fez em 2008, no Porto, no Museu Soares dos Reis, intitulada Fábrica de Louça de Miragaia, refere-se que nunca se encontrou nenhuma loiça com o motivo do salgueiro, com as marcas características da Fábrica Miragaia. No catálogo da exposição adianta-se que essa fábrica se tornou famosa por fazer um tipo de motivo com uma paisagem em azul, conhecida por "País" e que daí em diante toda a louça em azul com paisagens passou a ser conhecida por Miragaia.
Sem comentários:
Enviar um comentário