Este nome, que possivelmente remonta ao período Nara, significa "espalhamento de banho", que deriva da prática do período Edo de usá-los para empacotar roupas enquanto as pessoas estavam no sentō (banhos públicos) para evitar a mistura das roupas dos banhistas.
Antes de se associarem a banhos públicos, os furoshiki eram conhecidos como hirazutsumi, ou agasalho dobrado. Eventualmente, os furoshiki serviam como um meio para os comerciantes transportarem as suas mercadorias ou para proteger e decorar um presente.
Há um exemplo histórico da utilização de um Furoshiki, por um soldado japonês, durante a Segunda Guerra Mundial. Este soldado foi capturado e o seu Furoshiki tem um mapa impresso num destes panos.
O mapa foi obtido por um soldado australiano, EJ Knight, do soldado japonês capturado em South Bougainville, em 1945. É um furoshiki de tecido sintético. O tecido tem impresso em azul, cinza, castanho, malva e laranja, um mapa do Sudeste Asiático, um avião, um navio e uma música que é uma marcha patriótica. Tem também um poema escrito, indicando que Tsuchiya é o terceiro filho de um escritor que se alistou: "Eu vi meus filhos partir para os campos de batalha três vezes num bom dia de jogo". Também no tecido está escrito "Para Tsuchiya Akira de toda a equipe do escritório de Minenobu ".
Os furoshiki modernos podem ser feitos de uma grande variedade de panos, seda, algodão, rayon e nylon, etc,.
Os Furoshiki são muitas vezes decorados com desenhos tradicionais e não têm um tamanho definido. Podem variar dos tamanhos mais comuns, com 45 cm, 68 ou 72 cm, até ao tamanho de lençóis.
A utilização dos furoshiki no Japão, diminuiu no período do pós-guerra, devido à proliferação dos sacos de plástico .
Nos últimos anos, contudo, devido às preocupações ambientais, o interesse pela utilização deste tipo de panos de embalagem tem vindo a aumentar.
Em 2006, o ministro japonês do Meio Ambiente, Yuriko Koike , criou um pano furoshiki para promover o seu uso no mundo moderno.
Se quiser aderir a esta arte milenar de embrulho japonês usada para transportar objetos e embalar presentes, numa lógica sustentável de reaproveitar tecidos, não deixe de ver o vídeo abaixo que nos ensina como fazer uma bolsa com esta técnica.
Sem comentários:
Enviar um comentário