quarta-feira, abril 24, 2019

Na aldeia de Casebres, Alcácer do Sal, sábado é… “Dia da Tubra”!


Os apreciadores de túbaras têm a 27 de abril (sábado) ponto obrigatório de paragem em Casebres, no concelho de Alcácer do Sal.
A aldeia recebe a segunda edição do “Dia da Tubra”, um evento gastronómico promovido pela Junta de Freguesia de S. Martinho, com o apoio da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e da União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana, e a participação de associações e entidades privadas da freguesia.

Sabe o que são tubaras?
As túbaras são um fungo que cresce espontaneamente no Alentejo, entre o final de fevereiro e o início de maio, e são muito apreciadas na região.
O seu sabor é menos intenso que o das trufas italianas, mas, ainda assim, são uma especialidade regional e sazonal que atrai muitos gastrónomos.
O segredo da sua apanha é passado de pai para filho e raramente é partilhado fora do círculo familiar.

Programa cheio para saborear um pitéu!
O evento tem início às 16h, com a abertura da exposição fotográfica “Inauguração da freguesia de S. Martinho - 1986”, construída a partir do arquivo fotográfico da Câmara Municipal de Alcácer.

Às 16h30 arranca a mostra de receitas tradicionais à base de túbara, onde poderão ser degustados verdadeiros pitéus, tais como túbaras com ovos mexidos, açorda de túbaras ou túbaras com cogumelos e camarão.
Uma celebração que a partir das 18 horas, contará com grupos musicais e de baile até as tantas!

Sem comentários: