quarta-feira, fevereiro 21, 2018

O Parque Nacional do Itatiaia

O Parque Natural Nacional do Itatiaia foi o primeiro Parque Nacional do Brasil, criado em junho de 1937.
Este parque fica situado na Serra da Mantiqueira, abrangendo vários municípios de dois estados (Rio de Janeiro e Minas Gerais), neste último estado ficam aproximadamente 60% de seu território.
O relevo do parque caracteriza-se por planaltos, montanhas e elevações rochosas, com altitudes que variam de 600 a 2.791 metros, no seu ponto mais alto, o Pico das Agulhas Negras.
Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. O parque possui vários atrativos tanto na parte alta quanto na parte baixa. Na parte alta encontram-se atrativos naturais como o Pico das Agulhas Negras, o Maciço das Prateleiras, o Vale do Aiuruóca e a Pedra do Altar.
A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.
A parte baixa caracteriza-se principalmente pela sua vegetação exuberante e generosos cursos de água. É a parte mais baixa que recebe o maior fluxo de turistas do Parque, concentrando a maior parte das infraestruturas, com destaque para o Centro de Visitantes.
Cachoeira Véu de Noiva
O Lago Azul é a atração natural mais próxima do Centro de Visitantes, ficando a mais ou menos 500 metros deste.
Os Três Picos é um outro local que deve ser visitado. O desafio requer quase o dia todo de caminhada. O lugar oferece uma boa vista do vale do Rio Paraíba, do parque e dos contrafortes da Serra da Mantiqueira e da Serra do Mar. Pode contudo, visitar ainda, a Cachoeira Poranga, a Piscina Natural do Maromba, a Cachoeira Itaporani e a célebre  Cachoeira Véu de Noiva.

Sem comentários: