O Vale Europeu localiza-se no Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina. Quem o visita tem a sensação de estar noutro país e não no Brasil. O Vale Europeu é uma região com fortes características dos colonizadores alemães, italianos, austríacos, polacos e portugueses. Assim, a arquitetura, a culinária, os costumes e as suas gentes, lembra a Europa, mais precisamente a Alemanha, país de onde vieram no século XIX a maioria dos seus colonizadores. Neste Vale existem mais de 520 mil habitantes detendo um dos melhores padrões de qualidade de vida do Brasil.A região oferece diversas atrações que variam da arquitetura típica, aos dialetos que ainda podem ser escutados em alguns lugares. Esta região é muito famosa, também, por organizar uma das festas mais conhecidas do país, a Oktoberfest de Blumenau.
Vale a pena viajar pelas estradas que interligam as cidades do Vale Europeu. Em diversos pontos as estradas são cortadas por rios, cascatas, moinhos, capelas, engenhos e paisagens rurais.Além das suas tradições o Vale Europeu, destaca-se pela pujança da sua economia, pois é uma das regiões mais ricas não só de Santa Catarina, mas também do Brasil, e pelas lindas belezas naturais, que dão aos amantes do ecoturismo uma variedade enorme de opções: montanhas, cachoeiras, cavernas (não deixe de visitar a caverna de Botuverá, a maior do Sul do Brasil e uma das mais belas do país), rios caudalosos e percursos ecológicos, entre outros.
Nesta região existe, portanto, a hipótese de praticar diversos tipo de turismo: o Cicloturismo, o Turismo Religioso com a Rota da Fé (o Santuário de Santa Paulina - primeira santa brasileira - em Nova Trento e o Vale de Azambuja em Brusque); o Turismo Desportivo (os morros, vales, cachoeiras e rios desta região são um convite para prática de desportos como o trekking, o rapel, o mountain bike e o parapente); o Turismo de Aventura (com os rápidos do rio Itajaí e dos seus afluentes que estão entre os melhores do Brasil para a prática de rafting).Aprecie agora dois vídeos sobre o Vale Europeu em Santa Catarina. Valem bem a pena.
Sem comentários:
Enviar um comentário