segunda-feira, dezembro 09, 2013

Na Patagónia

A Patagónia é uma região que se situa na parte mais meridional da América do Sul. A sua localização abrange a Argentina e o Chile, e integra a secção mais a sul da cordilheira dos Andes, estando rodeada quer pelo oceano Pacífico quer pelo oceano Atlântico.
O nome "Patagónia" vem da palavra patagón, termo que foi usado por Fernão de Magalhães em 1520 para descrever o povo nativo que a sua expedição encontrou e que considerou serem gigantes. Acredita-se actualmente que os patagones seriam os tehuelches, que tinham uma altura média de 1,80 m, em comparação com os 1,55 m de média dos portugueses da época.
A parte argentina da Patagónia inclui as províncias de Neuquén, Río Negro, Chubut e Santa Cruz, bem como a parte leste da Terra do Fogo. A parte chilena da Patagónia compreende a extremidade meridional de Valdívia, a região de Los Lagos, no lago Llanquihue, Chiloé, Puerto Montt e o sítio arqueológico de Monte Verde, bem como as ilhas a sul das regiões de Aisén e Magallanes, incluindo o lado ocidental da Terra do Fogo e do Cabo Horn.
A Patagónia é uma região marcada por ventos que ocorrem em grande parte do ano e por glaciares. É desta região que partem as famosas excursões para a Antárctida. Além de leões-marinhos, nesta região existe uma grande concentração de pinguins. Se quiser ficar a conhecer melhor a Patagónia aprecie a bela apresentação que se segue.

Sem comentários: