"Um Mundo de Contrastes", pelas mãos de um grupo de alunas do 12º B. Esta apresentação procura demonstrar as desigualdades existentes no mundo actual. Em evidência neste trabalho estão, a Nova Zelândia e o Haiti.
A Nova Zelândia é um país insular localizado no sudoeste do Oceano Pacífico e formado por duas grandes ilhas, Ilha do Norte e Ilha do Sul e por numerosas ilhas menores, sendo as mais notáveis as ilhas Stewart e Chatham.
O nome indígena na língua maori para a Nova Zelândia é Aotearoa, normalmente traduzido como "A Terra da Grande Nuvem Branca". Os domínios da Nova Zelândia também incluem as Ilhas Cook e Niue (que se auto-governam mas em associação livre); Tokelau; e a Dependência de Ross (reivindicação territorial da Nova Zelândia na Antárctida).
A Nova Zelândia é notável pelo seu isolamento geográfico: está situada a cerca de 2 000 km a sudeste da Austrália, da qual está separada pelo mar da Tasmânia. Os seus vizinhos mais próximos ao norte são a Nova Caledônia, Fiji e Tonga. Devido ao seu isolamento, o país desenvolveu uma fauna distinta dominada por pássaros, alguns dos quais foram extintos após a chegada dos seres humanos e dos mamíferos introduzidos por eles. A maioria da população da Nova Zelândia é de ascendência europeia, os nativos maoris são uma minoria. Asiáticos e polinésios não-maori também são grupos de minoria significativa, especialmente nas áreas urbanas. A língua mais falada é o inglês.
Isabel II é a chefe de estado do país e é representada por um governador-geral cerimonial, que detém poderes de reserva. A rainha não tem nenhuma influência política substancial e sua posição é essencialmente simbólica. O poder político é mantido pelo parlamento da Nova Zelândia, sob a liderança do primeiro-ministro, que é o chefe de governo do país.
O Haiti, oficialmente República do Haiti, é um país das Caraíbas que ocupa o terço ocidental da ilha Hispaniola (ou Ilha de São Domingos), possuindo uma das duas fronteiras terrestres da região, a fronteira que faz com a República Dominicana, a leste. Além desta fronteira, os territórios mais próximos são as Bahamas e Cuba a noroeste, Turks e Caicos a norte, e Navassa a sudoeste. A capital é Porto Príncipe.
Sem comentários:
Enviar um comentário