quinta-feira, junho 13, 2013

As Marchas Populares de Lisboa

Hoje, dia de Santo António, não poderia deixar de falar das Marchas Populares que se realizam em Lisboa. As Marchas Populares de Lisboa remontam a 1932 (tal como são conhecidas hoje), sendo uma das mais antigas e crescentes tradições da cidade de Lisboa. Às marchas, associaram-se em 1958, os Casamentos de Santo António. É importante referir-se, porém, que em Lisboa já se realizavam marchas desde o século XVIII.
As Marchas Populares são, portanto, uma antiga tradição portuguesa, cuja etapa mais importante decorre na noite de 12 de Junho, na  Avenida da Liberdade. Se quiser ver o que foi este evento, em 2012, basta clicar aqui.
Macau vai voltar este ano às Marchas de Lisboa, na noite de Santo António, na Avenida, abrindo o desfile com a dança do Leão, na qual participa também o grupo japonês Arauma Chiyo, que vai executar a dança do cavalo selvagem.
Contudo, não poderia deixar de salientar que também em Setúbal a tradição das Marchas Populares tem uma forte expressão, agregando colectividades de toda a cidade e arredores.
Agora não deixe de ver o que foi a Marcha da Madragoa em 2011.  A Madragoa é um dos bairros populares de Lisboa, e um local que vale a pena visitar. Bairro antigo, conhecido no passado por Mocambo ou Moçambo, quando no século XVI a Rua da Esperança era a estrada para Belém, e a única saída oeste de Lisboa. Antes do terramoto, no século XVIII, não era mais do que uma pequena póvoa habitada essencialmente por pessoas de origem africana. O nome Madragoa pensa-se que deriva da presença em tempos, do Convento das Madres de Goa. Na zona envolvente da encosta construíram-se conventos, palácios e grandes apartamentos burgueses, ao estilo pombalino, e a Madragoa continuou voltada ao rio. No século XIX, migrações de população da zona de Aveiro - especialmente de Ovar - enraizaram o carácter da faina do rio, e assim surgiram as varinas. Estas, comercializavam legumes frescos e peixe. Posteriormente, grande parte destas pessoas optou por ficar na Madragoa. Na maioria, eram casais de pescadores e varinas. Na actualidade e do ponto de vista social, existe uma grande incidência de população idosa. Do ponto de vista das actividades económicas as situações predominantes referem-se aos reformados, domésticas, operários, trabalhadores dos transportes, comerciantes locais e estudantes. É uma população de fracos recursos económicos, escolares e profissionais.

Sem comentários: