O
Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é um parque brasileiro de protecção integral da natureza. Localiza-se na Amazónia, nos estados do Amapá e do Pará (municípios de Almeirim, Amapá, Calçoene, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Pracuuba e Serra do Navio).
Faz fronteira a norte com a Guiana Francesa e com a República do Suriname. O Parque das Montanhas do Tumucumaque integra, juntamente, com os parques nacionais da Serra do Divisor, do Cabo Orange, do Pico da Neblina e do Monte Roraima, o conjunto de Parques Nacionais fronteiriços da Amazónia brasileira.
Com uma área de 38 464 km², o
Tumucumaque é o maior parque nacional do Brasil e o maior em florestas tropicais do mundo. Compreende uma grande e contínua área de floresta e, integra um complexo de 11.000.000 hectares de área conservada, composta por terras indígenas (Parque Indígena Tumucumaque, Terra Indígena Waiapi e Terra Indígena Rio Paru D’Oeste) e quatro unidades de conservação (Floresta Nacional do Amapá, Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru, Estação Ecológica do Jarí e Reserva Extrativista do Rio Cajari).
Este parque foi criado, em 2002, com a finalidade de:
- assegurar a preservação dos recursos naturais e da diversidade biológica;
- proporcionar a realização de pesquisas científicas;
- promover o desenvolvimento de actividades de educação, de recreio e de turismo ecológico.
Recentemente a TV Globo, através do programa
Globo Repórter (para o ver, basta clicar no link), desvendou os segredos do
Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Um pedaço de Brasil, misterioso, isolado, coberto de mata virgem, árvores imensas, rios e cachoeiras.
É verdadeiramente colossal! Vale a pena ficar a conhecê-lo.
Sem comentários:
Enviar um comentário