sexta-feira, dezembro 10, 2010

O artigo 19

Hoje 10 de Dezembro, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos e da aprovação pela Assembleia Geral das Nações Unidas, da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM (em 10 de Dezembro de 1948).
Gostaria de relembrar aqui, hoje, o Artigo 19º:
"Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão".
Gostaria também de chamar a atenção para uma das organizações não governamentais que desenvolvem um trabalho fundamental na defesa dos Direitos do Homem: A Amnistia Internacional.
A Amnistia Internacional Portugal (Grupo 19), promove a realização, entre os dias 10 e 12 de Dezembro de 2010, da IX Mostra de Documentários sobre Direitos Humanos, com o objectivo de sensibilizar a comunidade para a necessidade de promoção e defesa dos Direitos Humanos. A edição deste ano inclui uma antestreia, Hortas Di Pobreza, de Sara De Sousa Correia e uma reflexão sobre o comércio (in)justo. Durante três dias serão exibidos documentários, sobre temas distintos, realizados em diversos países, com o intuito de fornecer uma perspectiva alargada sobre alguns dos desafios que se colocam aos Direitos Humanos na actualidade.
Apareça. Participe!

Sem comentários: