quinta-feira, setembro 30, 2010

Buracos Azuis

Existem numerosos buracos azuis no mundo, mas nenhum é tão impressionante como o localizado em Belize. Este incrível “fenómeno geográfico” conhecido como Buraco Azul está situado a 96,5 km do continente. O Great Blue Hole é parte integrante do Lighthouse Reef System e é um local maravilhoso para a prática do mergulho. Próximo da superfície, forma um círculo perfeito que mede cerca de 400 metros. No centro deste buraco a profundidade atinge os 145 metros. Obviamente, este buraco é um grande sucesso entre os mergulhadores.
Os Buracos Azuis são grutas submarinas, também conhecidas por cavernas verticais ou poços submarinos. Foram formados na idade do gelo quando o nível médio das águas do mar era mais baixo, cerca de 100 ou 120m.
O Buraco Azul mais fundo do mundo é o Dean´s Blue Hole que tem 202 m de profundidade! Fica situado em Long Island (numa baía a oeste da cidade de Clarence na ilha Longa) nas Bahamas.
O buraco azul de Dean é quase circular à superfície onde atinge um diâmetro de, aproximadamente, 25 a 35 m. A uma profundidade de 20 m, o buraco alarga-se de forma considerável, formando uma caverna que possui cerca de 100 m de diâmetro.
Os buracos azuis receberam este nome devido ao contraste entre o azul-escuro que se vê no fundo e o azul mais claro das águas que os rodeiam. Os dois tons de azul devem-se aos reflexos do céu.

E agora veja um vídeo sobre os buracos azuis.

Sem comentários: