Os livros são volumes facilmente transportáveis. Podem ser manuscritos (os mais antigos)ou impressos (os mais recentes). Podem ou não conter imagens. O seu conteúdo pode ser literário, histórico ou científico.
Para as ciências documentais o livro é considerado uma monografia. Este termo serve para distingui-lo de outros tipos de publicação como revistas, periódicos, teses, etc.
O livro é um produto intelectual (encerra conhecimentos e expressões individuais ou colectivas). É, também, um produto de consumo (um bem cuja produção é realizada por meios industriais: impressão e distribuição). A tarefa de criar um conteúdo passível de ser transformado em livro é o trabalho do autor. Já a produção dos livros, no que diz respeito a transformar os originais num produto comercializável, é tarefa do editor. Outra função associada ao livro é a recolha, organização, catalogação e indexação de colecções de livros. Estas são as tarefas típicas dos bibliotecários. Finalmente, os livreiros têm como função principal vendê-los nas livrarias generalistas ou da especialidade.
Mas, acima de tudo, o livro é um amigo e ler é um prazer.
Leia mais, porque ler está na moda.
Sem comentários:
Enviar um comentário