sábado, março 28, 2009

Ainda o Teatro...

Sabia que o Teatro foi uma manifestação cultural criada pela Civilização da Antiga Grécia?
De facto, o Teatro nasceu em Atenas. Estava associado ao culto de Dionísio, deus do vinho e das festividades.
As representações teatrais tinham lugar em recintos ao ar livre com excelentes condições acústicas e de percepção das peças.
Os actores usavam trajes de cores vivas e sapatos muito altos para ficarem com uma estatura imponente. Cobriam o rosto com máscaras que serviam quer para ampliar o som da voz, quer para tornar mais visível à distância, a expressão do personagem.
Um aspecto curioso é que, em cada peça, só existiam três actores, todos do sexo masculino. Cada um deles tinha que desempenhar vários papéis, incluindo os das personagens femininas. A representação dos actores, que actuavam na cena, era acompanhada pelos comentários do coro, que se movimentava na orquestra, juntamente com os músicos.
Havia dois géneros de representações: a tragédia e comédia.
As tragédias eram peças ou representações que pretendiam levar os espectadores a reflectir nos valores e no sentido da existência humana.
As comédias eram, por sua vez, peças de crítica social que retratavam figuras e acontecimentos da sociedade da época. Ao ridicularizar os defeitos e as limitações da actuação dos homens provocavam o riso na assistência.

Agora deixo-vos o Teatro de Sombras na actualidade. Duas belas apresentações que usam apenas as sombras (do corpo ou das mãos) acompanhadas por um excelente banda sonora.








Bookmark and Share

Sem comentários: