
As comemorações do Dia Mundial da Água de 2009 incidirão sobre as questões relacionadas com as águas compartilhadas entre nações. As disputas em torno da água são milenares. Procura-se, assim, que os países ignorem diferenças políticas e beneficiem de um património que é comum.
Pessoas de todo o mundo irão, pois, celebrar este dia sob o lema: Águas Partilhadas são Oportunidades Partilhadas.

Segundo as Nações Unidas, dentro de 20 anos, metade da população mundial será afectada por problemas relacionados com a falta de água. Teme-se, também, que as guerras do século XXI sejam motivadas pelas dificuldades de gestão e pela escassez deste recurso.
No nosso planeta há locais mais vulneráveis que outros a desastres naturais. Alguns destes desastres estão associados ao elemento água. É o caso das inundações e secas, deslizamentos de terra, avalanches e tempestades.
Os efeitos destes desastres resultam não só das condições naturais (solos menos produtivos, mais susceptíveis à erosão e à degradação ) mas também do nível de desenvolvimento humano local (nomeadamente em relação às actividades económicas). Daí que os efeitos mais severos sejam sentidos nos países em desenvolvimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário