segunda-feira, fevereiro 23, 2009

A Comédia da Arte



Estamos no Carnaval. Como é normal, no meio da folia aparecem as já conhecidas e tradicionais personagens: Pierrot, Arlequim e Colombina. Estas três figuras são fundamentais em qualquer baile de máscaras ou em qualquer loja de venda ou aluguer de máscaras e fantasias.



Como surgiram?
Pois bem, a sua origem remonta ao século XVI, na Itália. Aí eram comuns os grupos de teatro popular que realizavam apresentações pelas ruas. Do seu repertório faziam parte as peças de teatro improvisadas. Esse estilo ficou conhecido como Commedia dell´Arte (Comédia da Arte) e, ainda hoje existem trupes de teatro desse género.
Estes grupos deslocavam-se numa charrete e improvisavam (em torno de um determinado número de personagens e de temas) espetáculos pelas cidades por onde passavam, fazendo de seu veículo o próprio palco, e das suas vidas a própria arte.
Os actores usavam máscaras para caracterizar as suas personagens. Mas, diferentemente do teatro tradicional, os papéis femininos eram interpretados por mulheres de verdade e não por homens fantasiados de mulher. E os temas? Esses nasciam da fantasia das gentes simples, dos camponeses, das histórias antigas, das canções dos trovadores medievais, etc. ... Nalgumas destas figuras reconhecem-se à distância: os velhos tolos, os servos espertos, os soldados fanfarrões e as jovens enamoradas...

A Comédia da Arte é uma forma complexa de arte porque exige aos actores conhecimentos de música, de dança, de poesia, de drama e de circo e capacidade de improvisação.

Sem comentários: