domingo, março 22, 2009

Outro Dia Especial...

As Nações Unidas, através de uma resolução de 22 de Dezembro de 1992, declararam o dia 22 de Março de cada ano, como o Dia Mundial da Água. O intuito é sensibilizar o público em geral para a necessidade de conservar os recursos hídricos.
As comemorações do Dia Mundial da Água de 2009 incidirão sobre as questões relacionadas com as águas compartilhadas entre nações. As disputas em torno da água são milenares. Procura-se, assim, que os países ignorem diferenças políticas e beneficiem de um património que é comum.
Pessoas de todo o mundo irão, pois, celebrar este dia sob o lema: Águas Partilhadas são Oportunidades Partilhadas.
Segundo as Nações Unidas, dentro de 20 anos, metade da população mundial será afectada por problemas relacionados com a falta de água. Teme-se, também, que as guerras do século XXI sejam motivadas pelas dificuldades de gestão e pela escassez deste recurso.
No nosso planeta há locais mais vulneráveis que outros a desastres naturais. Alguns destes desastres estão associados ao elemento água. É o caso das inundações e secas, deslizamentos de terra, avalanches e tempestades.
Os efeitos destes desastres resultam não só das condições naturais (solos menos produtivos, mais susceptíveis à erosão e à degradação ) mas também do nível de desenvolvimento humano local (nomeadamente em relação às actividades económicas). Daí que os efeitos mais severos sejam sentidos nos países em desenvolvimento.




Bookmark and Share

Sem comentários: