quarta-feira, maio 07, 2025

San Marino: Um Dos Estados Mais Antigos Do Mundo

A República de San Marino ou São Marino é um país situado nos Apeninos. É um enclave, completamente cercado pela Itália. Faz fronteira com as províncias italianas da Emília-Romanha e das Marcas

São Marino é um micro-Estado com apenas 61 km² e cerca de 34 mil habitantes, e sua capital é a Cidade de San Marino . A capital, também chamada de São Marino, fica na encosta do Monte Titano e é conhecida por ser uma cidade antiga medieval fortificada e pelas estreitas ruas de paralelepípedos. As Três Torres , cidadelas que parecem castelos e datam do século 11, ficam no alto dos picos do Monte Titano , localizado nas proximidades.

São Marino é um dos microestados europeus, com oo título de país mais antigo da Europa, juntamente com Liechtenstein, Vaticano, Mônaco, Andorra, e Malta , e tem a menor população de todos os membros do Conselho da Europa. 

São Marino é uma república nascida da perseguição romana. Sua fundação remonta ao ano 301 dC, quando Marino , um pedreiro cristão vindo da atual Croácia, fugiu das perseguições religiosas do Império Romano e se refugiou no Monte Titano. Aí, fundou uma pequena comunidade que, ao longo dos séculos, evoluiu para uma república independente.

Graças à sua localização montanhosa e fortificada, São Marino conseguiu preservar a sua soberania mesmo perante os maiores desafios históricos. 

De acordo com a Encyclopaedia Britannica, até Napoleão Bonaparte respeitou a independência da pequena república, tendo mesmo oferecido ajuda para a expansão do território em 1797 — oferta que foi recusada.

Durante a Segunda Guerra Mundial, apesar de manter uma posição oficial de neutralidade, São Marino acabou por sofrer bombardeamentos britânicos devido à sua proximidade com posições militares italianas, tendo sido ainda ocupada brevemente por tropas alemãs. Hoje, a república mantém-se como uma das mais antigas do mundo e é um destino turístico pouco conhecido mas encantador, especialmente para amantes de paisagens montanhosas e arquitetura medieval.

São Marino é um estado predominantemente católico - mais de 97% da população professa a fé católica romana, mas o catolicismo não é uma religião de Estado.

Sem comentários: