A Igreja de Santo Agostinho, também conhecida como Convento e Igreja de Nossa Senhora da Graça, é uma antiga estrutura em ruínas localizada em Velha Goa, na Índia. A sua construção foi concluída em 1602, e faz parte do conjunto arquitetónico de Igrejas e Conventos de Goa, declarado Património Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
A igreja foi construída no topo do Monte Santo entre 1597 e 1602 pelos frades agostinhos que chegaram a Goa em 1587. A igreja era considerada uma das três grandes igrejas agostinianas no mundo ibérico, ao lado do Mosteiro do Escorial e da Igreja de São Vicente de Fora.
A evangelização da Índia levou muitas ordens monásticas para este território. A chegada dos Agostinianos a Velha Goa no século XVI trouxe, para além dos missionários, mais uma igreja e convento. Do conjunto já pouco resta uma vez que tudo parece ter ruído durante o século XIX. Permanece apenas uma única fachada duma torre que nos permite deduzir a dimensão da Igreja de Nossa Senhora da Graça que estaria na base. Para além disso, podemos ainda percorrer as ruínas onde se podem ver vestígios do que existiu em tempos idos.
Sem comentários:
Enviar um comentário