![]() |
| O Dia da Morte -William-Adolphe Bouguereau |
Hoje é Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia de Finados. Esta é uma data que a Igreja Católica dedica aos mortos e suas almas (a 2 de novembro de cada ano).
O termo Fiéis Defuntos, ainda hoje está em voga religiosamente, embora muitas vezes seja substituído por Finados. Esta última designação, apesar de mais antiga a nível linguístico, tem no entanto menor carga religiosa e como tal é mais abrangente.
Apesar da clara coincidência de datas, com o Dia de Los Muertos mexicano, a tradição portuguesa, tem uma índole fortemente Católica.
É provavelmente a data mais importante, entre as festividades de Portugal, que não é dia feriado. Sendo que é das que mais pessoas movimenta pelo país fora.
Um pouco por todo o país veem-se famílias a irem às suas terras natais no dia de Todos-os-Santos, 1 de Novembro (este sim, feriado). Mas para muitos, senão mesmo a maioria, a viagem tem o Dia de Finados como pano de fundo.
Tradicionalmente o Dia de Finados é dia de romaria aos cemitérios. No entanto, a maior romaria acaba mesmo por ser no dia anterior, de modo a deixar tudo arranjado, nomeadamente a colocação de flores nas campas dos entes queridos, para o Dia de Finados.
_-_The_Day_of_the_Dead_(1859).jpg)

Sem comentários:
Enviar um comentário