A designação abrange duas áreas distintas: a Alta, que é a parte mais antiga e elevada da cidade (com a Universidade, a Biblioteca Joanina, a Sala dos Atos Grandes, o Pátio das Escolas, a Capela de São Miguel e a Torre do Relógio) e a Sofia, que corresponde à Baixa de Coimbra com os seus colégios históricos e as ruas como a Rua da Sofia, que é uma área histórica e de grande atividade estudantil.
A Sofia, que corresponde à Baixa de Coimbra, é a parte da universidade que se desenvolveu mais tarde, com edifícios dos séculos XVI a XVIII. As fachadas de vários colégios universitários podem ser vistas nesta área.A Universidade de Coimbra foi fundada no séc. XIII (1290), é a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do "Velho Continente". O conjunto desempenhou um papel central na disseminação de conhecimento e na formação de elites em Portugal e nos países de língua portuguesa.
É um exemplo de uma universidade integrada numa cidade, com uma tipologia urbana específica, que conseguiu manter as suas tradições cerimoniais e culturais (ex: as Repúblicas) ao longo do tempo.



Sem comentários:
Enviar um comentário