sexta-feira, setembro 26, 2025

Caponata de Berinjela

A ilha italiana da Sicília, bela região do sul de Itália, é conhecida pelo seu rico património culinário.

A Caponata é um prato típico da culinária desta região. É um prato vegetariano que se destaca pelo seu sabor agridoce. Combina uma base de beringela com outros legumes, como o tomate, a cebola, o aipo, as azeitonas e as alcaparras, e com um molho muito especial à base de vinagre e açúcar. Pode ainda levar pinhões, aipo e, principalmente em Palermo, peixe ou mariscos. É por vezes considerada uma variante italiana da ratatouille francesa.

A versão maltesa desta iguaria, "kapunata", leva também pimento e é servida para acompanhar pratos de peixe, ou como um prato leve, quente ou frio. 

A etimologia do nome não é totalmente conhecida. Alguns sugerem que deriva da língua Catalã, outros que vem do caupone, os bares dos marinheiros. Há quem refira que no passado o prato siciliano era similar à capponata Genovesa.

Em suma, a Caponata é o exemplo perfeito da diversidade de ingredientes e sabores que caracterizam a cozinha mediterrânica. E também é muito fácil de fazer, como pode verificar através da receita abaixo.

Ingredientes:

Para a base vegetal:
2 beringelas de tamanho médio.
2 tomates maduros (ou polpa de tomate)
1 cebola grande
2 talos de aipo
1/2 chávena de azeitonas verdes
2 colheres de sopa de alcaparras
Azeite virgem extra
Sal e pimenta a gosto

Para o molho agridoce:
3 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sultanas
1 colher de sopa de pinhões
Folhas de manjericão fresco para guarnecer

Preparação:

Lave bem os legumes. Corte as beringelas em cubos médios. Adicione uma pitada de sal e deixe-as repousar durante cerca de 30 minutos para libertarem o sabor amargo.
Entretanto, descasque os tomates, corte a cebola e o aipo em pedaços pequenos e descaroce as azeitonas. De seguida, escorra e seque as beringelas com papel de cozinha — é importante que seja um papel absorvente!
Numa frigideira grande, aqueça bastante o azeite virgem extra em lume médio.
Refogue a cebola e o aipo e cozinhe em lume médio baixo até ficarem tenros. Em seguida, adicione os pedaços de beringela. Cozinhe até começarem a alourar.

Por fim, acrescente os tomates, as azeitonas e as alcaparras. Se necessário, adicione mais uma colher de sopa de azeite. Cozinhe durante cerca de 15 minutos, ou até os tomates ficarem macios.
Para fazer o molho agridoce, numa tigela pequena misture o vinagre e o açúcar, até o açúcar estar completamente dissolvido. Depois, junte as sultanas e os pinhões à mistura e já está!
Deite a mistura de molho agridoce sobre os legumes que cozinhou na frigideira.
Salteie durante alguns minutos em lume brando, até ter a certeza de que todos os sabores se misturaram e que o molho tem uma consistência mais espessa.
Quando estiver pronta, pode servir a caponata num prato grande e decorar com folhas de manjericão fresco!

A caponata siciliana pode ser consumida quente, morna ou fria, e permite muitas combinações diferentes, razão pela qual é uma receita original de antepasto (antipasti).

Experimente - a, como aperitivo, com um bom pedaço de pão torrado untado com um fio de azeite virgem extra, ou como guarnição de todo o tipo de carnes. Pode também misturá-la com massa fresca e adicionar - lhe um toque de parmesão.

Sem comentários: