quarta-feira, setembro 24, 2025

Xian: Uma Cidade Milenar

Xian uma das cidades mais importantes da China, é a capital da província de Xianxim.  Foi a capital da China ao longo de várias dinastias: Qin (255 a 206 a.C.), Han (202 a.C. a 25 d.C.) e Tang (618 a 907).

É preciso não esquecer que Xian marcou o início da histórica Rota da Seda, passado que está visível no popular museu de história de Shaanxi.

Situa-se no vale do rio Wei e é o limite oriental da Rota da Seda (que ligava o Oriente ao Ocidente), tendo sido durante a dinastia Tang que atingiu o seu apogeu. Face à sua posição, converteu-se numa metrópole que atraiu mercadores de diversas religiões, transformando-se num "melting pot" de cristãos, muçulmanos, zoroastristas e budistas.

 Xian é também conhecida como o lugar do Exército de terracota, construído durante a dinastia Qin. A cidade tem mais de 3100 anos de história e era designada como Chang'an até à dinastia Ming (1368 a 1644). Como antiga capital do país, a cidade atrai viajantes, todos os anos, para admirar as principais atracções arqueológicas, tendo-se tornado, por isso, um importante destino turístico da China, depois de Pequim.

Se for até Xian não deixe de visitar:
O Exército dos Guerreiros de Terracota;
O Museu de história de Shaanxi ou de Xian;
A Torre do Tambor e Torre Sineira (dois monumentos históricos situados no centro de Xi'an);
A Muralha da cidade de Xian (muito bem preservada);
A rua e o Bairro Islâmico (Beiyuanmen);
O Pagode do Grande Ganso Selvagem (marco budista da cidade da dinastia Tang);
O Pagode do Pequeno Ganso Selvagem (templo budista).

 Outros lugares para visitar em Xian:
O Mercado de caligrafia (na rua Shu Yuan Men);
O Mausoléu de Yangling;
O Monte Huashan;
O Palácio de Huaqing;
O Museu Qianling;
O Túmulo de Yangguifei;
O Mausoléu de Zhaoling;
A Grande Mesquita.

Desde a década de 1990, devido ao crescimento da economia no interior da China, a cidade de Xian re-emergiu como potência cultural, industrial e educacional na região centro-noroeste, com vários recursos voltados para a pesquisa, o desenvolvimento, a segurança nacional e o programa chinês de exploração espacial.

Assim, enquanto em 2005 Xian tinha 8,07 milhões de habitantes, sendo 51,66% homens e 48,34% mulheres, hoje tem cerca de 13 milhões de habitantes.
E ainda outro vídeo:

Sem comentários: