quarta-feira, junho 25, 2025

O Clafoutis

O Clafoutis é um doce da culinária francesa (região do Limousino) feito originalmente com cerejas,  na época do verão europeu, entre junho e agosto.

 É uma receita super fácil, rápida e prática de fazer já que consiste numa fruta, originalmente cerejas inteiras, cozida no forno, num creme de farinha, ovos, leite e açúcar.

A receita indica que as cerejas devem ser marinadas por 2 horas com açúcar e Kirsch (licor de cerejas alemão). Entretanto, faz-se uma mistura de farinha, uma pitada de sal, ovos, açúcar, baunilha e raspa de limão; junta-se o leite, a nata, a manteiga derretida e as cerejas, e deita-se num prato que possa ir ao forno e à mesa, untado de manteiga e polvilhado de açúcar; coze em forno quente 30-40 minutos e serve-se morno.

Existe uma variante, também originária do Limousino, em que se utilizam outras frutas, principalmente a maçã, denominado "flaugnarde" ou "flognarde".

O Clafoutis é uma sobremesa híbrida entre um bolo e um pudim, ideal também para um lanche da tarde ou um pique-nique. 

Deixo-lhe em baixo, uma receita do Le Plat du Jour e aqui com o 24 kitchen e a receita da Filipa Gomes

Ingredientes:
100g de farinha de trigo
60g de açúcar
1 pitada de sal
4 ovos
200ml de leite
1/2 fava de baunilha
40g de manteiga sem sal derretida 
500g de cerejas sem caroço

Preparação:
Comece a receita retirando o caroço das cerejas. Uma boa técnica é usar um canudinho de inox para empurrar o caroço pela parte de baixo de cada cereja. Reserve.
Derreta a manteiga e deixe arrefecer.
Numa tigela coloque a farinha, o sal e o açúcar. Acrescente então os ovos e mexa bem. Adicione o leite, a baunilha e, por último, a manteiga derretida. Misture bem com um fouet para que a massa fique bem lisinha e homogénea.
Unte um recipiente, que vá ao forno, com manteiga e acrescente as cerejas já sem caroços. Cubra-as com a massa e leve ao forno pré-aquecido a 210 ºC por 10 minutos. Reduza a temperatura para 180ºC e coza por mais 20 minutos, ou até que as bordas da massa comecem a ficar douradas.
Sirva morno ou frio e, se desejar, com um pouquinho de açúcar de confeiteiro por cima.
As cerejas podem ser substituídas nesta receita por ameixas, nectarinas, damascos, pêssegos, maçãs, peras, etc.…

Sem comentários: