David Hockney contribuiu de forma significativa para o movimento pop art da década de 1960, sendo considerado um dos artistas britânicos mais influentes dos séculos XX e XXI.
Enquanto ainda era estudante no Royal College of Art foi apresentado na exposição de jovens contemporâneos, ao lado de Peter Blake, que anunciou a chegada da Pop Art britânica. Em 1963, Hockney visitou Nova York, tendo contactado com Andy Warhol. Em 1967, ganhou o Prémio John Moores com a pintura "Peter Getting Out Of Nick's Pool".
As obras de David Hockney a destacar são: "A Bigger Splash" e "A Bigger Grand Canyon", sendo esta última apresentada na National Gallery of Australia.
A obra Retrato de um Artista (Piscina com Duas Figuras),foi vendida em Nova Iorque em 2018 pela leiloeira Christie's, e foi a pintura mais cara de um artista vivo. A icónica obra foi vendida por 90 milhões de dólares estabelecendo um novo recorde como o trabalho mais caro de um artista vivo, ultrapassando a marca alcançada por "Ballon Dog (Orange)", de Jeff Koons, que foi comprado por 58 milhões de dólares.
Sem comentários:
Enviar um comentário