Castellfollit de la Roca é um vilarejo e um município de Espanha (comarca da Garrotxa), província de Girona, comunidade autónoma da Catalunha. Tem 0,67 km² de área e em 2019 tinha 961 habitantes (densidade: 1 434,3 hab./km²). É um dos municípios mais pequenos da Espanha, e é limitado pela confluência dos rios Fluvià e Toronell.
Esta localidade faz parte do Parque Natural da Zona Vulcânica da Garrotxa e está localizada sobre um rochedo basáltico - o penhasco de Castellfullit - que tem mais de 50 metros de altura e quase um quilómetro de comprimento. Este penhasco basáltico é o resultado da ação erosiva dos rios Fluvià e Toronell sobre detritos vulcânicos ao longo de milhares de anos. O penhasco resulta da sobreposição de duas camadas de lava: a primeira com 217 mil anos de idade, vem da Serra Batet (Olot) e consiste em lajes. A segunda, tem cerca de 192 mil anos de idade e vem de vulcões Beguda (Sant Joan les Fonts). Devido à espetacularidade deste lugarejo, Castellfollit de la Roca, já foi fotografado e pintado várias vezes.
O centro histórico da localidade, de origem medieval, é constituído por praças e ruas estreitas. Na extremidade do precipício encontra-se a praça-miradouro Josep Pla, da qual se desfruta uma lindíssima vista panorâmica. A igreja de São Salvador, do século XIII, o campanário de Sant Roc e o Santuario del Cós são os locais que não deve deixar de visitar.
Sem comentários:
Enviar um comentário