sábado, março 27, 2021

Samba Invertido

Oiça o cantor brasileiro Luca Argel em Samba Invertido (a música é de Luca Argel, o vídeo de  Ana)  Clara Nunes Roberti) numa criação coletiva com as crianças do T.E.I.A.

Luca Argel é um cantor e compositor brasileiro radicado em Portugal, desde 2012. É mestre em Literatura pela Universidade do Porto. 

É vocalista e compositor dos grupos Samba Sem Fronteiras e Orquestra Bamba Social, com quem divide a alegria de difundir a sonoridade e poesia da música brasileira em Portugal.

Tem livros de poesia publicados no Brasil, Espanha e em Portugal. 

ontem saí de casa às duas
e ao sentir o chão das ruas
tocar os meus pés
eu percebi contrariado
que havia algo errado
o mundo estava ao revés!

surpreso eu contei até dez:
um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito...

e antes de chegar ao nove
do meu lado algo se move
era um fundo sem buraco
onde uma casca escorregou
e a banana que sobrou
estava comendo um macaco
- eu quase tive um pirepaco!

quando cruzei a avenida
e vi uma vaca encolhida
que mamava em seu bezerro
(como um jogo dos sete erros)
um réu condena um juiz
por um comentário infeliz
a sete anos de degredo
(lá na ilha do desterro)
e cada degrau que eu pisava
tinha mais de cem escadas
e ninguém pra dar socorro
e na pelada lá do morro
era defesa no ataque
a bola chutava o craque
e o poste mija no cachorro
- eu depois dessa quase morro!

saí correndo dali
e sem querer eu me meti
no salão de beleza
(onde trabalha a Teresa)
que ao ouvir minha aventura
não me fez qualquer censura
nem me pareceu surpresa
apenas disse com franqueza:
"por favor tenha calma"
e me trouxe um gole d'água com o copo dentro
mais uma pedra de gelo
depois cortou-me as cabeças do cabelo
e os narizes do pêlo
(passando a agulha no camelo)
eu afinal me conformei
virei pra ela e falei
- se é assim, que assim seja!

fui ao boteco do Garcia
e passei o resto do dia
sendo sorvido por cerveja
(e que o perigo nos proteja!)
 

Sem comentários: