terça-feira, novembro 19, 2019

Míscaros & Tortulhos

Estamos na época dos cogumelos.
Como este ano tem chovido a colheita é maior. Mas, é preciso ter cuidado e conhecer estes fungos.
O Tricholoma equestre ou Tricholoma flavovirens, do género Tricholoma, vulgarmente designado por míscaro ou míscaro-amarelo, é um cogumelo até há pouco tempo bastante consumido e apreciado mas, que segundo alguns entendidos, pode eventualmente ser perigoso.
Aparece em pinhais de Pinus pinaster, mas, sobretudo em terrenos siliciosos, podendo ser colhido durante o Outono e Inverno.
Apreciado desde há séculos um pouco por todo o mundo, é especialmente abundante na França, sendo também bastante comum em Portugal, em especial em terrenos arenosos da Beira Litoral e é aí um dos cogumelos silvestres mais colhido.

O Tortulho é o nome por que são conhecidos fungos (cogumelos) que proliferam em algumas zonas de Portugal.
Estes cogumelos também designados como "tartulhos", fazem parte da dieta alimentar dalgumas regiões do nosso país.
A "amanita ponderosa" (terras arenosas onde haja sobreiros) e a "macrolepiota procera" ou frade ou roca (em pinhais) constituem as principais variedades comestíveis.
Se for a uma das feirinhas que se realizam na Região Centro sobre esta temática, compre míscaros e faça a receita que lhe deixo abaixo.

Míscaros Salteados
Ingredientes:
500 g de míscaros
4 dentes de alho
Azeite,
sal
Salsa
Preparação:

Limpe bem os míscaros e corte-os em pedaços grandes. Coloque numa panela ou sertã os 4 dentes de alho cortados e o azeite. Salteie os míscaros juntando depois umas pedras de sal. Reduza o lume e deixe refogar lentamente. Junte a salsa cortada grosseiramente, refogue mais uns minutos e está pronta esta deliciosa entrada.
Não tempere com mais nada propositadamente para deixar sobressair o sabor dos míscaros.

Sem comentários: