quinta-feira, novembro 29, 2018

Palácio Nacional da Ajuda: Visita Guiada

Assista a mais um programa da estação pública de televisão, RTP,"Visita Guiada" desta vez ao Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.
O Palácio Nacional da Ajuda é único no mundo porque se conserva até hoje como testemunho intocado do que foi uma residência real europeia ao estilo Napoleão III.
Todos os palácios congéneres, nomeadamente em Londres e Paris, foram sendo actualizados, ao contrário do da Ajuda, onde a implantação da República precipitou o exílio da sua última ocupante, a rainha mãe, D. Maria Pia, e o encerramento do Palácio durante décadas.
Mas o Palácio da Ajuda é mais que o último exemplar de uma exigente moda de origem francesa, é também uma casa com um acervo fora-de-série de obras de arte e peças decorativas. O historiador, e director do Palácio Nacional da Ajuda, José Alberto Ribeiro é o guia nesta visita, juntamente com a apresentadora Paula Moura Pinheiro. Fique a saber também que mais de 200 anos depois o Palácio da Ajuda vai finalmente ser acabado. As obras terminam em 2020 e o espaço vai acolher milhares de jóias da coroa portuguesa.

Sem comentários: