quarta-feira, novembro 28, 2018

A Casa Grande de Romarigães

A Casa Grande de Romarigães é um livro do escritor português Aquilino Ribeiro, recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura, pelo Plano Nacional de Leitura .
A Casa Grande de Romarigães é real e ainda existe, aí moraram o ex-Presidente da República Bernardino Machado e o próprio Aquilino Ribeiro (1885-1963) que se casou com uma filha daquele presidente.
 A Casa Grande de Romarigães fica situada na freguesia de Romarigães, concelho de Paredes de Coura. Embora se encontre em avançado estado de degradação, as sebes altas e o edifício coberto por farto musgo, que permite apenas às janelas o contacto com o ar, provoca uma aura de mistério e sedução.
Por detrás dos portões de ferro da entrada, que resistem incólumes ao tempo, vislumbra-se a capela do Amparo, no quintal da Casa. Por fim, há ainda a oportunidade de fixar o olhar numa belíssima gravura esculpida no muro exterior do edifício.
O escritor beirão está intimamente ligado à vida cultural da vila minhota graças ao seu romance A Casa Grande de Romarigães (1957). 

Sinopse:
Este romance reproduz a mundivivência das terras nortenhas e aproxima o texto ficcional da realidade narrada, numa Beira rural e analfabeta ancorada numa sociedade patriarcal. Misturando erudição com a linguagem popular, Aquilino capta esse ambiente arreigado na religiosidade e na crendice e revela o instinto camponês com todas as superstições e todos os subterfúgios associados à obsessão de propriedade.
O escritor beirão sobre quem Fernando Namora disse ser "aquele jovem que trouxera a província para a cidade" conta nesta obra, publicada pela primeira vez em 1957, a história de Portugal através desta casa parcialmente em ruínas. Aquilino Ribeiro encontrou correspondências entre antigos habitantes da casa, datadas entre 1680 e 1828, e decidiu continuar a história.
No prefácio, o autor diz que as últimas páginas do livro são "da sua lavra". "Às outras, sacudi o bolor do tempo e reatei o fio de Ariadna, interrompido aqui e além."
ALeia ou ofereça o livro e assista agora ao vídeo que assinala as Comemorações da 1.ª publicação da crónica romanceada "A Casa Grande de Romarigães" de Aquilino Ribeiro. Visita à Casa do Amparo, em Romarigães, orientada por Aquilino Ribeiro Machado, filho do escritor.

Sem comentários: