segunda-feira, novembro 27, 2017

Beirute

Beirute é uma sanduíche brasileira cuja receita terá surgido provavelmente influenciada pela culinária sírio-libanesa feita com pão sírio, e que foi levada para o Brasil no início do século XX, pelos imigrantes do Médio Oriente .
O nome Beirute é uma referência à capital do Líbano, mas na capital libanesa não se come este tipo de sanduíche.Trata-se de uma criação brasileira, mais especificamente da cidade de São Paulo, para onde migraram os libaneses.
Assim, o Beirute é uma receita que resultou da miscigenação e mistura de influências culturais observadas numa metrópole cosmopolita como São Paulo.
A receita do Beirute pode variar muito, mas, os ingredientes mais encontrados são: pão sírio, rosbife  (ou ainda presunto), queijo, alface, rodelas de tomate e um ovo frito.
Aqui fica uma receita de Beirute de Rosbife:
Ingredientes:
4 pães Sírios
300 gr. de rosbife fatiado
2 tomates cortados em rodelas
8 folhas de alface da sua preferência
4 fatias grossas de queijo (aproximadamente 200g)
Sal a gosto

Pré-aqueça o forno a 180°C. Separe os dois discos de cada pão sírio e disponha-os numa assadeira. Leve ao forno por 4 minutos para secar o pão.
Para montar o Beirute, coloque o rosbife e o queijo sobre uma das fatias de pão. Leve ao forno (220°C) até derreter o queijo. Retire do forno e coloque o tomate e o alface. Se desejar, coloque sal sobre o alface e tomate. Termine com mais uma fatia de pão sírio.
Nota: Se quiser espalhe uma colher (sopa) de mostarda, requeijão ou maionese numa das fatias do pão.

Sem comentários: