domingo, novembro 26, 2017

A Cidade de Beirute

Beirute é a capital e maior cidade do Líbano. Segundo estimativas de 2007, cerca de 2 milhões de habitantes moram na Grande Beirute.
Esta cidade está localizada numa península no 
mar Mediterrâneo e é o maior e principal porto marítimo do país.
A primeira menção histórica desta metrópole encontra-se nas Cartas de Amarna, escritas pelos egípcios antigos, que datam do século XV a.C. A cidade é habitada continuamente desde então e é hoje classificada como uma cidade global de tipo beta. O rio Beirute percorre toda a cidade.
Beirute é sede do governo libanês e desempenha um papel central na economia local, sendo que muitos bancos e empresas têm as suas sedes no centro da cidade.
Após a destrutiva Guerra Civil Libanesa, a paisagem cultural de Beirute sofreu uma grande reconstrução.
Assista, em baixo, a uma reportagem feita pela equipe do Programa Estilo Radical na cidade de Beirute.
Após longos anos de guerra, neste episódio gravado em Beirute (cidade com mais de 2.000.000 habitantes), os repórteres constataram que Beirute sempre foi o centro cultural e comercial do país apesar dos 15 anos de guerra civil.
Situada exatamente no meio da costa mediterrânea do Líbano, Beirute é uma cidade de contrastes: onde a par de uma belíssima e histórica arquitetura existem prédios modernos. Um plano de reconstrução e de desenvolvimento da capital foi estabelecido nos anos 90,  por causa da guerra civil que assolou a cidade. Os sítios e monumentos históricos tais como a Praça dos Mártires e o Parlamento, assim como os souks, foram integrados dentro deste novo planeamento.

Sem comentários: