1 – O Jacarandá
O jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia, D. Don) é uma árvore ornamental da família Bignoniaceae, nativo da Argentina e Bolívia, que se encontra ameaçada no seu habitat natural.
Esta jóia da botânica, que também existe na Austrália e na Nova Zelândia, é uma árvore com belas flores em tom lilás, azul ou roxo.
É uma das poucas árvores a ter o mesmo nome comum em quase todos os idiomas do mundo. Além disso, tem dois nomes científicos porque em 1822 foi identificada por duas pessoas que lhe deram nomes científicos diferentes: jacaranda mimosifolia e jacaranda rotundifolia.
O Jacarandá é uma árvore de porte médio, que pode atingir cerca de 15 metros. No inverno, perde as folhas, que dão lugar às flores na primavera. As flores são duráveis, perfumadas e grandes. A floração estende-se por toda a primavera e início do verão e os frutos surgem no outono.
É uma árvore maravilhosa para a arborização urbana, devido à rusticidade, ao crescimento rápido e á beleza das suas flores.
Muitos países utilizam o jacarandá-mimoso na arborização de grandes cidades, entre estes podemos citar Portugal, a Argentina, o Brasil, a África do Sul, os Estados Unidos, a Austrália, a Nova Zelândia, a Itália, a Espanha e o México, entre outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário