O conflito basco é um conflito armado entre a Espanha, a França e o Movimento de Libertação Nacional Basco. Este movimento éconstituído por um grupo social e político de organizações bascas que buscam a independência da Espanha e da França. O movimento é construído em torno da organização armada ETA, considerada por alguns como uma organização terrorista, porque desde 1959 lança uma campanha de ataques contra a administração espanhola.
O conflito ocorre principalmente em solo espanhol, embora em menor grau também esteja presente em França.
O conflito no País Basco foi o mais longo conflito violento existente na Europa Ocidental, por isso foi algumas vezes referido como "a mais longa guerra na Europa".
Embora o debate sobre a independência do País Basco tenha começado no século XIX, as atividades armadas só começaram quando a ETA foi criada.
Em 20 de outubro de 2011, a ETA anunciou um "cessar definitivo de sua atividade armada". O premeiro ministro espanhol da altura, José Luis Zapatero, descreveu a decisão como "uma vitória para a democracia, a lei e a razão".
O Conflito no País Basco foi o tema escolhido por um grupo de alunos do 12º B, para o seu trabalho do 2º período. Sugiro que o veja. Vale a pena!
Sem comentários:
Enviar um comentário