O Museu Nacional de Machado de Castro é um dos mais importantes museus de belas artes e arqueologia de Portugal, tanto pela quantidade como pela qualidade das suas coleções. Encontra-se instalado no antigo Paço Episcopal de Coimbra (freguesia da Sé Nova), e foi classificado como Monumento Nacional em 1910. O museu abriu ao público em 1913.
O seu acervo foi constituído, essencialmente, pelos bens das extintas casas religiosas da região de Coimbra, bem como por peças adquiridas pelo estado e doadas por particulares.
Em 2006 o museu encerrou para uma importante campanha de obras que incluíram a construção de um novo edifício, tendo reaberto no final de 2012.
As colecções do museu contabilizam cerca de 15000 peças entre escultura, pintura, desenho, artes decorativas (ourivesaria, cerâmica, mobiliário, e têxteis) e arqueologia ( esculturas, epigrafia, numismática).
Se não conhece este museu aprecie o vídeo que se segue, e que lhe dá uma breve panorâmica desta casa da cultura portuguesa.
Já agora, se não sabe, Joaquim Machado de Castro (1731 - 1822) foi um dos maiores e mais renomados escultores portugueses. Machado de Castro foi um dos escultores de maior influência na Europa do século XVIII e princípio do século XIX.
Sem comentários:
Enviar um comentário