Lura, (1975) é uma cantora de ascendência cabo-verdiana, nascida em Lisboa.
O seu envolvimento com o meio artístico começou cedo, com participações em projectos teatrais e corais, mas a sua carreira como cantora só despontou em 1996. Após o dueto com Bonga no tema "Mulemba Xangola", a editora Lusafrica editou em 2004, o disco “Di Korpu Ku Alma” (De Corpo e Alma), um trabalho genuinamente cabo-verdiano com o qual Lura, despontou no país e na diáspora com o sucesso de "Na Ri Na".
Em 2005, o álbum foi lançado em vários países: EUA, Itália e Inglaterra (onde foi nomeado pela “BBC World Music Awards”). Com “Di Korpu Ku Alma”, Lura foi nomeada em França para o prémio “Victoires de la Musique 2006”, na categoria de “Melhor Álbum de Músicas do Mundo”.
No álbum seguinte, “M’bem di Fora” (Eu Vim do Campo) em Novembro de 2006, surge toda a riqueza dos ritmos do arquipélago caboverdiano, desde o batuque (Galanton) ao funáná (Fitiço di Funana) passando pela coladera (No Bem Fala).
Com o sucesso internacional deste disco, Lura conquistou um público cada vez mais vasto, fiel e atento à sua música.
Três anos mais tarde, “Eclipse” veio sedimentar o talento imenso de Lura, jóia da nova geração luso-cabo-verdiana.
Lura, a propósito deste percurso, refere: “A minha carreira, para mim, é uma surpresa permanente, desde a descoberta da minha voz na adolescência, até aos dias de hoje… Vivo o quotidiano… Mas, de uma coisa estou certa, de que serei cantora para o resto da vida!”.
Recentemente, a Lusafrica editou “The Best of Lura”, onde reúne os seus melhores temas, incluindo 2 inéditos: "Amor E Tão Sabe" (gravado durante as sessões de “M’bem di Fora”) e "Moda Bô", um dueto com Cesária Évora gravado no início de 2010. Este tema é de autoria de Lura, e é dedicado a Cesária Évora, numa homenagem repleta de ternura e reconhecimento, que dá lugar a um dueto, particularmente marcante!
O álbum inclui um DVD com um concerto gravado pela RTP, no Teatro Virgínia, em Torres Novas, e quatro dos mais demonstrativos videoclips da carreira de Lura.
Oiça, agora, esta jovem interprete em "Oh Naia".
Sem comentários:
Enviar um comentário