segunda-feira, setembro 10, 2012
Jardins Impressionistas
O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura europeia do século XIX. O nome do movimento surgiu devido à obra "Impressão, Nascer do Sol" (1872), de Claude Monet. Este movimento começou com um grupo de jovens pintores que rompeu com as regras da pintura vigentes até então.
Os autores impressionistas deixaram de se preocupar com os preceitos do Realismo ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais da arte, levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção, deixando de estar interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas antes, em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas, tornam-se o principal elemento da pintura. Geralmente, as telas dos pintores impressionistas, eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações das cores da natureza.
A emergente arte visual do impressionismo foi logo seguida por movimentos análogos noutras áreas, que ficaram conhecidos como, música impressionista ou literatura impressionista.
Aprecie, agora, alguns dos aspectos da pintura impressionista, através de algumas obras de pintores célebres deste movimento, através da belíssima apresentação (em francês) que aqui lhe deixo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário