sábado, novembro 02, 2019

Bolo Real

O Bolo Real é uma receita típica do Alentejo (Alcáçovas, Évora, etc.) e proveniente da doçaria conventual.
A amêndoa e a chila são ingredientes comuns nesta região e nos doces conventuais, a que não poderiam faltar os ovos em abundância.
O acentuado sabor a amêndoa e a chila fazem deste bolo uma verdadeira delícia, é digno dum manjar dos deuses.
É daqueles bolos que é de comer e chorar por mais!
Agora que se aproxima o Natal e para que se inspire, porque este é um bolo confecionado nas quadras festivas, aqui fica a receita.

Ingredientes:
125 g de doce de chila
250 g de açúcar + 1 colher para juntar às claras
250 g de miolo de amêndoa moído
3 claras
6 gemas
açúcar em pó para polvilhar

Confeção:
Unte uma forma redonda e polvilhe-a com farinha. Reserve. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado.
Adicione o miolo de amêndoa e o doce de chila, envolvendo bem de forma a ligar os ingredientes.
Bata as claras em castelo bem firme e, quando estiverem quase no ponto, adicione 1 colher de açúcar para que fiquem mais seguras.
Misture delicadamente os dois preparados.
Deite na forma e leve ao forno (160º C) cerca de 45 minutos. Não deixe secar muito, pois o bolo real deve ficar húmido.
Retire e polvilhe com açúcar em pó.

sexta-feira, novembro 01, 2019

A Feira dos Santos em Alcains

Em Alcains (Castelo Branco) é tradição realizar-se neste dia a Feira dos Santos. Alcains cumpre a cada ano a tradição da Feira dos Santos, que tem como protagonistas os frutos secos.
Contudo, a realização desta feira a 1 de novembro tinha sido alterada há alguns anos devido à suspensão do feriado religioso do Dia de Todos os Santos, um dos que tinha sido eliminado do calendário durante o Governo de Passos Coelho, tendo entretanto voltado a sua realização para a data normal.
A organização desta feira é um dos acontecimentos mais importantes do ano na vila e é antecedida do reencontro das "maltas" em que alcainenses de todas as gerações convivem com os amigos que nasceram no mesmo ano.
"A tradição era reencontrarem-se os mancebos que faziam juntos o serviço militar, posteriormente passou a ser um momento de reencontro de amigos de infância ou daqueles que pertencem ao mesmo ano de nascimento. Assim se constroem e evoluem as tradições, motivadas pela vontade dos povos em manterem vivos os laços que unem uns e outros", de acordo com junta de freguesia de Alcains.


quinta-feira, outubro 31, 2019

A Vida É Assim ou That's Life!

That's Life ou A Vida É Assim é um filme realizado nos E.U.A. em 1986. Do género comédia dramática, foi realizado por Blake Edwards, com um roteiro escrito por Blake Edwards e Milton Wexler e uma banda sonora de Henri Mancini.
Do elenco fazem parte atores como: Jack Lemmon (Harvey Fairchild); Julie Andrews (Gillian Fairchild); Sally Kellerman (Holly Parrish), etc.

Sinopse:
Harvey Fairchild é um arquitecto de sucesso que atravessa uma crise de idade, pois vai fazer sessenta anos e sente interesse por outras mulheres. Gillian, a esposa, é uma cantora famosa que suspeita ter um tumor maligno. Para completar, uma das filhas do casal está grávida.

quarta-feira, outubro 30, 2019

The Times They Are A Changin'

Oiça o Nobel da LiteraturaBob Dylan, na icónica canção, The Times They Are A Changin' (1964).
Come gather 'round, people
Wherever you roam
And admit that the waters
Around you have grown
And accept it that soon
You'll be drenched to the bone
If your time to you is worth savin'
And you better start swimmin'
Or you'll sink like a stone
For the times they are a-changin'
Come writers and critics
Who prophesize with your pen
And keep your eyes wide
The chance won't come again
And don't speak too soon
For the wheel's still in spin
And there's no tellin' who
That it's namin'
For the loser now
Will be later to win
For the times they are a-changin'
Come senators, congressmen
Please heed the call
Don't stand in the doorway
Don't block up the hall
For he that gets hurt
Will be he who has stalled
The battle outside ragin'
Will soon shake your windows
And rattle…

terça-feira, outubro 29, 2019

Praias Havaianas diferentes

É no Havai que existe o maior número de praias estranhas do mundo. Papakolea, em South Point, tem a areia completamente verde. Tal fenómeno deve-se à existência de cristais de cor verde azeitona - conhecidos como Diamante Havaiano - que, com a erosão natural, acabam por se misturar na paisagem.


Também no Havai a praia de Punaluu, em O’ahu, chama atenção por ser justamente o oposto do que costumamos ver. Negra, rochosa, e sem areia.
Punaluu é o resultado do encontro da lava vulcânica com a água do mar. Outra particularidade desta praia é que abriga as tartarugas de Hawksbill, espécie ameaçada de extinção e que se encontram presentes regularmente na enseada.

A existência de sons estranhos também "assombram" as praias havaianas. Em Barking Sands Beach, a areia produz, com perfeição, o som dos latidos de cachorros. O fenómeno natural acontece devido à presença, na areia, de um raro tipo de quartzo, que produz constantemente o som de latidos de cães.
Além disso, esta praia conta com outra particularidade pois é um local de lançamento de foguetes e um centro de testes para a defesa de mísseis.

segunda-feira, outubro 28, 2019

Zero


Zero (2010) é uma curta metragem, australiana, escrita e realizada por Christopher Kezelos e produzido pela Zealous Creative, estúdio que criou também curta The Maker.
Misturando modelos feitos à mão com fundos de tela azul, mostra um dos mundos de animação de forma fantástica, envolvendo-nos, completamente, no seu cenário fictício.
Zero é uma fantasia sobre a esperança em Stop-Motion.

Sinopse:
Nascido num mundo de números, um zero oprimido descobre que, por determinação, coragem e amor, nada pode ser realmente algo.

domingo, outubro 27, 2019

Solo

Oiça a cantora sul coreana Jennie, das Blackpink, em Solo.
Kim Jennie (1996), mais frequentemente conhecida na carreira musical apenas como Jennie, é uma rapper, cantora, dançarina, modelo e compositora sul-coreana.
Tornou-se popularmente conhecida por integrar o grupo feminino BLACKPINK, formado pela YG Entertainment em 2016.
Quando morava na Nova Zelândia, ouvia  K-pop, conseguindo encontrar um interesse particular nos artistas da YG Entertainment.
Especializada em hip-hop e R&B, a YG Entertainment tem o som mais ocidental das três maiores empresas da Coreia do Sul. Jennie gostava da imagem "sombria" da YG, e queria fazer parte da empresa.
Em agosto de 2010, voltou para a Coreia do Sul e participou de uma audição da YG. Aí cantou "Take A Bow", de Rihanna, e conseguiu passar na audição.
Ora veja agora o Solo de Jennie!