Quiva ou Carizim (ou Khiva e Khrarizim), é uma cidade do Uzbequistão. Quiva situa-se algumas dezenas de quilómetros a sul e sudoeste do rio Amu Dária, a sudoeste do deserto de Kyzyl Kum e a norte do deserto de Karakum, cujo limite é na parte sul da cidade. Fica situada num oásis junto à fronteira com o Turquemenistão e faz parte da província da Corásmia (ou Xorazm). No passado chamou-se Khwarezm, Khorezm ou Corásmia, como a região histórica de que foi a capital em várias ocasiões, tal como é mencionada pelo geógrafo grego do século V a.C. Heródoto. Entre o século XVI e o início do século XX foi a capital do Canato de Quiva.
Esta "Cidade-Museu" do Uzbequistão é uma cidade muito antiga com muralhas na parte da cidade-velha. Diz-se que os alicerces destas fortificações de tijolo de barro remontam ao século X, tendo as muralhas com ameias, que se elevam a cerca de 10 metros, sido construídas em finais de 1600.
Dentro das muralhas desta parte de Quiva, conhecida como Itchan Kala, existem mais de 50 monumentos históricos e centenas de casas antigas bem preservadas. Em 1990, Itchan Kala tornou-se Património Mundial da UNESCO e, em 1997, toda a cidade de Quiva celebrou os 2500 anos da sua fundação.

Sem comentários:
Enviar um comentário