É um guisado tradicional da região do Languedoc-Roussillon (sul de França), em especial das cidades de Carcassonne, Castelnaudary e Toulouse.
O Cassoulet é uma espécie de "feijoada à francesa", porque é feito com feijão branco, diversas carnes (como linguiça, carne de porco, e confit de pato ou ganso). Esta espécie de feijoada é cozida lentamente numa caçarola de barro (cassole). É um prato rústico e reconfortante, com diferentes versões dependendo da cidade onde é confeccionado. Três cidades, Castelnaudary, Carcassonne e Toulouse, disputam a origem e o título de melhor variedade do prato. Porém, o cozinheiro languedociano Prosper Montagné diz que "o cassoulet é o Deus da cozinha occitana: em Castelnaudary é o "Deus-pai", o "Deus-filho" é o de Carcassonne, e o "Espírito Santo" é o de Toulouse.
A origem do Cassoulet está relacionada com a lenda mais aceite que refere que o prato terá surgido durante a Guerra dos Cem Anos, no final do século XIV, quando a cidade de Castelnaudary, sitiada pelos ingleses, precisava de uma refeição nutritiva com os poucos mantimentos que restavam, e que eram basicamente feijão branco e carnes diversas. Reza a lenda que a comida foi tão revitalizante que deu força aos soldados para repelir os invasores, garantindo a segurança da cidade.
O Feijão Branco que é a base do prato;
As Carnes - geralmente inclui linguiças (como a de Toulouse), carne de porco (costela, lombo) e, em versões mais ricas, confit de pato (confit de canard), confit de ganso (confit d'oie), ou carne de cordeiro e perdiz;
Os Temperos - como a cebola, o alho, o louro, e outros temperos que são usados, de preferência no cozimento lento deste prato.


Sem comentários:
Enviar um comentário