quinta-feira, fevereiro 22, 2024

Baviera Tropical

Baviera Tropical é um livro de Betina Anton.
Baviera Tropical conta a história de Josef Mengele, o médico nazi mais procurado do mundo, que viveu quase vinte anos no Brasil sem nunca ser apanhado.
Betina Anton é formada em jornalismo pela ECA-USP e fez mestrado em história internacional na London School of Economics and Political Sciences. É editora internacional na TV Globo há mais de 15 anos e venceu o Prémio Vladimir Herzog em 2019. 

Sinopse:

Com o final da Segunda Guerra Mundial, o médico nazi Josef Mengele, conhecido mundialmente pelas suas cruéis experiências e por enviar milhares de pessoas para câmaras de gás nos campos de concentração em Auschwitz, foi fugitivo durante 34 anos, metade dos quais foram passados no Brasil. Mengele escapou à justiça, aos serviços secretos israelitas e aos caçadores de nazis até à sua morte, em 1979 na Bertioga.  Foi no Brasil que Mengele criou a sua Baviera Tropical, um lugar onde podia falar alemão, manter as suas crenças, os seus amigos e uma conexão com a sua  terra natal. Tudo isto foi apenas possível com a ajuda  de um pequeno círculo de europeus expatriados, dispostos a ajudá-lo até ao fim. 

Baviera Tropical assenta numa investigação jornalística sobre o período de 18 anos em que o médico nazi se escondeu no Brasil. A partir de documentos com informação inédita do arquivo dos serviços secretos israelitas – a Mossad – e de diversas entrevistas com protagonistas da história, nomeadamente ao comandante da caça a Mengele no Brasil e à sua professora, Bettina Anton reconstitui o percurso de Mengele no Brasil, onde foi capaz de criar uma nova vida no país sob uma nova identidade, até à sua morte, sem ser descoberto. E a grande questão do livro: de que forma um criminoso de tamanha dimensão  e os seus colaboradores conseguiram passar impunes?

Se quiser ficar a saber mais alguma coisa sobre Mengele, este livro e a autora do mesmo, não deixe de ver o vídeo abaixo.

Sem comentários: