quarta-feira, abril 05, 2023

Corgas (Seia)

Corgas é uma lindíssima aldeia pertencente ao concelho de Seia (distrito da Guarda), na região centro do país, na Serra da Estrela, banhada pelo ribeiro das Corgas, o que lhe dá uma beleza extraordinária.
O termo corgas significa caminho estreito; sulco;
canal aberto pelas águas; regueiro; rego por onde corre bastante água. = Corgo, Córrego.

A paisagem natural e a rural das Corgas é o seu maior património.
Nesta aldeia serrana (berço dos meus ancestrais - avó e bisavós) tudo chama a atenção: o casario (sobretudo o núcleo mais antigo); as pessoas; as vertentes cobertas de vegetação, os afloramentos rochosos, as histórias e as tradições que ainda hoje permanecem. 
Se quiser conhecer a história do "Bispo das Corgas" ou então a dos Três Irmãos, não deixe de clicar aqui.

Nesta localidade realizam-se, anualmente, as festas de Nossa Senhora da Piedade (12 de Agosto), as de Nossa Senhora da Espectação (16 de  Dezembro) e as do Sagrado Coração de Jesus. Aqui ainda se joga ao chinquilho e à malha. Mas, uma das celebrações mais importantes é  a "Amenta das almas".

A "Amenta das Almas" é uma tradição muito antiga das Corgas e de algumas outras aldeias de Seia, nomeadamente de Loriga.

Esta tradição está relacionada com a Quaresma, com a morte e paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e ainda é o tempo de se recordar quem partiu. A amenta, ementa ou encomendação das almas, era (é), uma das tradições mais respeitadas e acarinhadas pelo povo, que canta(va) as almas dos seus entes queridos, sujeitas às penas do purgatório e que necessitavam das preces dos vivos para alcançarem a vida eterna. O grupo da ementa das almas vai para a rua cantar e rezar-lhe, no sentido de que quem o ouça, dentro de casa, se junte nas preces pela salvação de parentes e amigos falecidos.

Se quiser ficar a conhecer melhor esta aldeia, não deixe de ver o vídeo que se segue. 

Não perca esta oportunidade. 

Ora veja.

Sem comentários: