sexta-feira, abril 07, 2023

A Amenta das Almas

Loriga e o seu Vale Glaciar

A Amenta das Almas, na Quaresma, em Loriga (Seia), é uma tradição religiosa com mais de 300 anos, que se vem mantendo de geração em geração. 

Loriga é uma vila situada na parte sudoeste da Serra da Estrela que se encontra a 20 km de Seia, 80 km da Guarda e 320 km de Lisboa.

Por meio de badaladas no sino da torre da Igreja anuncia-se a cerimónia. Os "Penitentes" começam por se reunir no adro da Igreja. Em plena noite, nas primeiras horas do dia, um grupo de homens distribui-se por vários pontos (altos) das ruas da Vila e entoam cânticos relativos aos martírios de Cristo. Estes homens como que travam um "duelo" de cantos, onde evocam e louvam a paixão e morte de Jesus e a salvação da Almas. Depois, voltam a reunir-se e, todos juntos, fazem uma arruada percorrendo as ruas da vila e parando para efetuarem novos cânticos que, na Sexta-Feira Santa, são alusivos à Mãe Dolorosa. No silêncio da noite os cânticos ecoam pela Vila, acordando os crentes que começam a rezar.

Os Cânticos que fazem parte da "Ementa das Almas" (Encomendação das Almas, na sua designação mais corrente) existem em Loriga, pelo menos desde o Séc. VIII, de acordo com algumas fontes. 

Bendita e louvada seja,
A paixão do Redentor,
Para nos livrar das culpas
Morreu em nosso favor

Acorda, pecador, acorda,
Do sono em que está “dormente”,
Lembra-te das benditas almas,
Que estão no fogo ardente.

Estas quadras cantadas com música elegíaca, arrastada, dolorosa, ecoam pelas ruas, despertando os que já dormem, para orarem pelas almas dos seus mortos queridos, cobrindo a vila de saudades.

Assista em baixo a dois vídeos sobre a Amenta das Almas, em Loriga (Seia)

E agora o segundo vídeo.

Sem comentários: