domingo, junho 18, 2023

Santos Populares & Gastronomia

Para os portugueses não existem festas sem comida e bebida, de preferência de qualidade e em quantidade. 

Uma festa ou arraial como deve ser tem pratos tradicionais associados a essas comemorações, é o caso dos Santos Populares (Santo António, São João e São Pedro). Um arraial é uma festa ao ar livre, com conotações populares e folclóricas. Durante a festa de Santo António em Lisboa, acontecem vários arraiais em simultâneo em diferentes bairros da cidade, onde são comuns as atuações ao vivo. 

Nesta altura do ano e nos diferentes arraiais que se realizam por todo o país, são muitos os petiscos e os pratos que fazem não só as nossas delícias como as de muitos turistas que visitam o nosso país. Aqui vão alguns:

A Sardinha assada

Não há maior clássico dos santos populares do que a sardinha assada. No pão ou no prato a sardinha faz parte da cultura portuguesa e, durante o mês de junho, é impossível resistir-lhe. Se vier acompanhada por uma salada de pimentos ainda melhor! 

O Caldo Verde

Este é outro clássico dos santos populares. É um creme de batata e couve portuguesa migada. Come-se, habitualmente, ao final da noite. Bem quente e bem servido com rodelas de chouriço, funciona como a comida de conforto das festas populares.

Os Caracóis

Este é um petisco mais associado a Lisboa e ao sul de Portugal. Este petisco não é consensual: ou se ama ou se odeia.

As Bifanas, os Couratos e a Entremeada

Estes são petiscos simples, normalmente grelhados, mas que nesta altura são os reis da festa.

No prato ou no pão, a bifana (um bife de porco frito ou grelhado) pode comer-se um pouco por todo o lado.

A Morcela e o Chouriço assados

Estes são os enchidos mais queridos de Portugal e fazem parte da ementa de qualquer festa ou romaria sempre acompanhados por pão caseiro.

As Bebidas

Aqui não há como enganar, o vinho, a sangria e a cerveja são os reis. E para rematar a noite nada como uma boa ginjinha.

As Farturas

Estas frituras doces não estão especificamente relacionadas com os Santos Populares, mas são  obrigatórias na maioria das festas de rua por todo o país. É uma massa frita, que é consumida simplesmente polvilhada com açúcar e canela.

O Arroz Doce 

O Arroz Doce é uma das sobremesas mais tradicionais da gastronomia portuguesa. Não é específica dos Santos populares, mas, é uma sobremesa fácil, rápida e económica que faz parte da infância da maioria dos portugueses.

Se nunca viveu esta quadra não deixe de visitar o Porto (S. João), Braga (S. João), Póvoa de Varzim (S. Pedro) ou Lisboa (Santo António)

Sem comentários: