A Barra do Lenço é um jogo tradicional cuja origem não está determinada, nem se sabe como se terá começado a jogar no nosso país.
Parece ter a ver com a relação mãe - filhas, sendo no início jogado, essencialmente, por meninas. Nos anos 50 já era frequente ser jogado, nos tempos de lazer (nos jardins), por grupos de rapazes e raparigas.
É um jogo por equipas, muito estimulante. Um excelente jogo de atenção e concentração, de decisão e velocidade, de esquiva e estratégia!
Como se joga a barra do lenço?
Os Jogadores: equipas de 4 a 8 elementos;
O Material: um lenço para a "mãe" que dirige e ajuíza o jogo;
A Área de Jogo: um retângulo com dimensões adequadas ao nº de jogadores e à sua condição (por exemplo 20X10 m);
O Objetivo: arrebatar o lenço sujeito pela "mãe" e tentar chegar à linha adversária, sem ser tocado.
As Regras:- As equipas ocupam uma das "barras", as linhas de fundo do retângulo de jogo e numeram-se secretamente de 1 a 4 (se forem 4).
- A "mãe" posiciona-se numa das laterais, precisamente a meio e dá início ao jogo chamando um dos números, por exemplo 3. Os dois jogadores com o nº 3 correm para tentar arrebatar o lenço e levá-lo até à "barra" contrária (2 pontos) ou trazê-lo para a "barra" da sua equipa (1 ponto). Se for tocado pelo adversário perde 1 ponto.
- Eventualmente, se tiverem chegado ao mesmo tempo ao pé da "mãe", podem fazer um compasso de espera tático para não serem tocados pelo adversário à saída com o lenço.
- Se os jogadores demorarem a decidir-se, a "mãe" pode chamar outro nº, por exemplo 1, para acelerar a resolução da jogada.
- Um jogador pode, até, retirar o lenço da mão do adversário, mas sem tocar nele e, claro, sem ser tocado e correr para uma das "barras".
- As jogadas vão-se repetindo até uma das equipas atingir a pontuação que, previamente, foi decidida (por exemplo 20), sendo a vencedora.
- Se houver mais equipas, podem ser feitas outras séries eliminatórias, até uma final.
Sem comentários:
Enviar um comentário