quarta-feira, fevereiro 16, 2022

O Tempo

Viviane Mosé (1964) é uma poetisa, filósofa, psicóloga e psicanalista brasileira. Leia e oiça (na voz da própria) o seu maravilhoso poema O Tempo.

Quem tem olhos pra ver o tempo

Soprando sulcos na pele

Soprando sulcos na pele

Soprando sulcos?


O tempo andou riscando meu rosto

Com uma navalha fina

Sem raiva nem rancor

O tempo riscou meu rosto com calma


Eu parei de lutar contra o tempo

Ando exercendo instante

(acho que ganhei presença)


Acho que a vida anda passando a mão em mim

A vida anda passando a mão em mim

Acho que a vida anda passando

A vida anda passando

Acho que a vida anda

A vida anda em mim

Acho que há vida em mim

A vida em mim anda passando

Acho que a vida anda passando a mão em mim

E por falar em sexo

Quem anda me comendo é o tempo

Na verdade faz tempo

Mas eu escondia

Porque ele me pegava à força

E por trás.

Um dia resolvi encará-lo de frente

E disse: Tempo,

Se você tem que me comer

Que seja com o meu consentimento

E me olhando nos olhos

Acho que ganhei o tempo

De lá pra cá

Ele tem sido bom comigo

Dizem que ando até remoçando

Viviane Mosé

Sem comentários: