Almece ou atabefe (do árabe al-meiç) é o soro que escorre do queijo de cabras (ou de ovelhas), e que é uma gostosa iguaria alentejana. No Alentejo tudo se aproveita: o almece é um subproduto que se obtém no fabrico do queijo de ovelha ou de cabra.
Este soro branco, que escorre do queijo de cabra ou de ovelha, e que, misturado com pedacinhos de coalhada e algum leite, é fervido num tacho para se comer. O soro coalhado do almece, presta-se a sopas de pão. Basta pôr sal e pimenta preta para ficar sensacional.
Mas há quem o preferia de outras formas: sozinho, sem o pão, ou então com açúcar e canela.
O almece que, em termos de preparação difere do requeijão pelo tempo de ebulição a que se deixa o soro, é vendido comercialmente em recipientes fechados, sendo constituído por flocos sólidos em suspensão num líquido translúcido.
Outras formas de se aproveitar o Almece ou Atabefe é utilizá-lo na confeção de pão ou de um bolo. Deixo-lhe agora aqui uma receita (pescada na Net) de um bolo que parece ser uma delícia.
Bolo de Almece Alentejano
Ingredientes:
3 ovos
500g de açúcar amarelo
500g de almece
65g de manteiga
3 colheres de sopa de farinha
raspa de limão q.b.
canela q.b.
açúcar em pó q.b.
Depois, adiciona-se o almece quando este estiver bem incorporado aí junta-se a manteiga derretida, a farinha e a raspa de limão.
Unta-se muito bem uma forma redonda com manteiga e polvilha-se com farinha.
Depois, retira-se do forno desenforma-se com muito cuidado, polvilha-se por cima com canela e açúcar em pó a gosto.
Sem comentários:
Enviar um comentário