Raphael Treza (1980) é um músico, realizador, cinegrafista e fotógrafo francês.
O cineasta e documentarista Raphael Treza viajou pelo norte da índia e viveu por três meses com a ancestral tribo cigana dos Kalbelya. Cobra Gypsies é o vibrante e esclarecedor relato desta experiência.
O povo Kalbelya é altamente espiritualizado e as suas celebrações e costumes estão cheios de cor, de vida e de tradição.
Muitos dos Kalbelya nunca tinham visto um estrangeiro, mas, a chegada de Treza aos seus acampamentos é emocionante e foi celebrada com receptividade e entusiasmo no partilhar da sua cultura.
O documentário relata a influência dos Kalbelya como um povo de arte, dança (a dança Kalbelia, realizada como uma celebração, é parte integrante da cultura Kalbelia) e música e o seu lugar na cultura indiana.
Sinopse:
Este documentário retrata com muita audácia e beleza a vida dos ciganos do deserto do Rajastão.
O realizador guiado por um membro desta tribo, relata as atividades quotidianas da mesma, como por exemplo o fabrico de carvão, a dança que sempre se faz presente tanto entre os mais velhos quanto entre os mais jovens e é ensinada de geração em geração, a captura das cobras e dos lagartos no deserto, a relação que eles estabelecem com os animais e o ambiente à sua volta, a participação deles em alguns festivais de dança e também acompanha um ritual de cerimónia de casamento, além de conhecer a primeira geração de ciganos a frequentarem a escola.Se quiser ficar a conhecer melhor esta realidade da Índia, não deixe de ver, em baixo, o documentário completo.
Sem comentários:
Enviar um comentário