sábado, fevereiro 27, 2021

Viagem a Lisboa ou Lisbon Story

 Viagem a Lisboa ou Lisbon Story é um filme luso - alemão (1994), do género drama musical, escrito e realizado por Wim Wenders, que foi rodado em Portugal e apresentado no Festival de Cinema de Cannes.

Wenders foi convidado para realizar um documentário no âmbito de Lisboa 1994 - Capital Europeia da Cultura, acabando por resultar no filme "Lisbon Story".

Lisbon Story é parcialmente uma sequela do filme O Estado das Coisas de Wenders e foi realizado em Lisboa e Sintra, na Praia das Maçãs. O personagem Friedrich Munro, realizador de cinema desempenhado por Patrick Bauchau, é retomado neste filme.

Esta trata-se de uma experiência do realizador Wim Wenders, que se julgava estar numa crise de criatividade.

A descoberta da cidade através das lentes de Wenders é fantástica. Entretanto, uma série de personagens portuguesas cruzam a história, transportando a poesia da portugalidade para o cinema. 

Sinopse:

Phillip Winter (Rüdiger Vogler) é um sonoplasta ou engenheiro de som alemão, que acede ao pedido de um amigo, realizador de cinema, Friedrich Munro (Patrick Bauchau), para se deslocar a Lisboa e o ajudar a acabar um filme. Winter não encontra o amigo mas descobre uma cidade fascinante e dedica-se a gravar os seus sons, cruzando-se com uma série de personalidades portuguesas, como os elementos do grupo musical Madredeus ou o realizador de cinema Manoel de Oliveira.

Sem comentários: